Se eu TEContar que estou reflexiva
Afinal, é fim de ano e precisamos de uma retrospectiva.
Parafraseando John Holt: “Time is the master but time can be disaster”
Então é Natal!
2023 foi um ano bem… diferente. Depois de mais de uma década trabalhando em redação, boa parte liderando times, precisei sair da minha “zona de conforto” – não se engane, eu odeio esse termo. Ainda sinto que estou tateando outras formas de comunicação e com certeza ainda há muito para explorar e aprender, mas quero saber: vamos juntos em 2024?
Como o ano ainda não acabou, precisamos revisitar o mundo tech, certo? Em tempos de vídeos curtos e consumo insaciável de conteúdo, é difícil lembrar o que aconteceu em 12 meses, mas acho o exercício importante.
Antes de fazer essa jornada com vocês nas próximas linhas, gostaria de agradecer o apoio de quem tem dedicado um tempo semanalmente para ler esse conteúdo feito com muito carinho.
Além disso, também queria registrar meu agradecimento a todos os profissionais da comunicação corporativa por colaborar com o esclarecimento de dúvidas e convites que me permitem trazer conteúdos diretamente da fonte para vocês aqui, nas redes sociais e no YouTube. Obrigada por acreditar e confiar no meu trabalho.
Agora bora relembrar um pouquinho esse ano maluco!
JANEIRO
O ano começou mal: uma série de layoffs impactou o mercado de tecnologia, impulsionada por gigantes como Google, Microsoft, Amazon, Meta e Yahoo. Apesar das demissões continuarem no setor ao longo do ano, janeiro foi o mês recorde, com 89.554 demitido no período, de acordo com o Layoffs.fyi.

FEVEREIRO
Comecei o mês sendo convidada para apresentar o Galaxy Unpacked 2023, da Samsung, diretamente de São Francisco (EUA). O evento trouxe ao mundo a família Galaxy S23 e os Galaxy Book 3 Pro e Ultra.
Mais uma vez, agradeço todo o time da Samsung pela confiança no meu trabalho ao longo desses anos para encabeçar a abertura da localização brasileira do evento mais importante do ano. Estar na vanguarda dos lançamentos tecnológicos é sempre muito empolgante!
MARÇO
Comecei uma nova etapa na vida profissional integrando o time de apresentadores do Loop Infinito, no YouTube.
Enquanto isso, a OpenAI anunciava o GPT-4, fortalecendo a popularização da Inteligência Artificial gerativa e sua força em 2023.
ABRIL
O realme C55 foi lançado no Brasil e chamou atenção pelas especificações atraentes e por ser o primeiro Android com um recurso similar à Dynamic Island, da Apple. Para além disso, foi um passo importante da marca para se fortalecer no mercado nacional e ampliar as opções dos consumidores no mercado mobile.
O mês também marcou a comemoração dos 50 anos da primeira ligação de celular do mundo. Ela foi feita no dia 3 de abril de 1973 em um Motorola DynaTAC 8000x.
MAIO
O mês foi agitado! Viajei para a Califórnia a convite do Google para cobrir o Google I/O 2023. O evento foi marcado pelo termo IA (virou até meme) e eu tive a oportunidade de participar de um painel exclusivo com o CEO Sundar Pichai e bater um papo com o VP de Android.
Na ocasião, a empresa também anunciou os novos Google Pixel Fold, Pixel 7A e Pixel Tablet. Consegui fazer um hands-on do novo dobrável e “brincar” um pouco com todos os lançamentos.
Em terras brasileiras, a Samsung lançou uma TV Micro LED de R$ 1 milhão e eu pude conhecer ela de pertinho no showroom da marca. É impressionante — o preço e a qualidade — mas eu adoraria saber quem tem uma dessa em casa. 🤔
Já a Amazon lançou por aqui sua nova geração de Alexas, incluindo a Echo Pop de R$ 349.
Antes de acabar o mês a Dell ainda lançou o primeiro desktop gamer Alienware produzido e vendido no Brasil.
Ainda em maio, a Adobe anunciou a adição de recursos de IA gerativa ao Photoshop e a PL das Fake News deu o que falar.
JUNHO
A Apple ganhou todos os olhos do mundo tech durante a WWDC ao anunciar o Apple Vision Pro, seu esperado headset de realidade mista. A jornalista (e amiga querida) Bruna Souza Cruz foi até os EUA conferir de perto a novidade e contou tudo.
A Apple está preparando o lançamento do Vision Pro para fevereiro de 2024 e todos já estamos ansiosos para ver como a novidade funcionará na “vida real”.
Enquanto isso, no Brasil, a Samsung marcou sua estreia no mercado nacional de TVs OLED, onde a LG nada de braçada.
JULHO
A Motorola começou a vender o dobrável Razr 40 no Brasil, fazendo um carinho no coração dos mais nostálgicos.
Ainda em julho, a LG fez um big evento para comemorar os 10 anos de OLED e apresentar algumas novidades no segmento, incluindo a M3, C3 e G3.
Também rolou o segundo Samsung Galaxy Unpacked do ano, focado nos dobráveis e outros produtos do ecossistema. Mais uma vez, tive a oportunidade de participar da apresentação oficial dos Galaxy Z Flip5, Galaxy Z Fold5, Galaxy Watch6 e Galaxy Tab S9.
Nesse mês, o Bard (“ChatGPT do Google”) aprendeu a falar português.
Não dá para falar de julho sem relembrar o fim do Twitter. No dia 24 de julho, Elon Musk anunciou a mudança do logo do Twitter para X.
AGOSTO
Viajei pela primeira vez para a Ásia. A convite da Intel — outra grande parceira ao longos desses anos — fui até a Malásia para o Intel Tech Tour, onde pude conhecer de perto algumas plantas da empresa onde acontece parte do processo de fabricação dos seus chips. Ainda conheci em primeira mão detalhes do novo Meteor Lake.
SETEMBRO
Mais conhecido como o mês do iPhone. No dia 22, a Apple lançou o iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro, iPhone 15 Pro Max, Apple Watch Series 9, Apple Watch Ultra 2.
Além da chegada do esperado USB-C, os novos smartphones da Maçã foram alvo de polêmicas em relação ao seu superaquecimento. A empresa reconheceu o problema e lançou uma atualização para correção dos sistemas operacionais.
Infelizmente não fui conferir de perto o lançamento da Apple, mas tive a oportunidade de ir até Nova Iorque a convite do Google para o evento Made on YouTube.
Por lá, vimos como o YouTube vai usar Inteligência Artificial para facilitar a vida dos criadores de conteúdo e ainda tive a oportunidade de conversar com executivos da empresa sobre o futuro da plataforma.
Ainda em setembro, foi vez da nova GoPro Hero 12. Quem me conhece sabe o quanto gosto desse produto e realmente uso muito para diversão e também para cobertura de eventos. Ponto interessante foi que ela chegou ao Brasil custando menos do que o modelo do ano passado.
OUTUBRO
O Google lançou os novos Pixel 8 e 8 Pro com câmeras melhores e grande foco em Inteligência Artificial.
Já a Qualcomm realizou o seu tradicional evento Snapdragon Summit, no Havaí. Dessa vez não fui cobrir pessoalmente, mas acompanhei todas as novidades do lançamento do Snapdragon 8 Gen 3.
Também teve mais evento da Apple com o lançamento dos novos chips M3, iMac de 24" e MacBook Pro de 14" e 16".
No Brasil, rolou mais uma edição da BGS (Brasil Game Show).
NOVEMBRO
No mês do meu aniversário tive a alegria de receber o Prêmio Especialistas em Tecnologia da Informação e ainda levar o troféu de destaque da categoria.
Também foi em novembro que rolou a novela da OpenAI.
DEZEMBRO
Finalizando o ano, o Google anunciou o Gemini, seu modelo de Inteligência Artificial multimodal.
Aos 45 do segundo tempo, o Governo Federal lançou um recurso chamado Celular Seguro para notificar operadoras, apps e outros serviços quando um celular for roubado.
Ufa. Fiquei cansada só de lembrar de tudo o que rolou! Mas já pensando em 2024:
Fico por aqui pessoal! Agora vou tirar alguns dias de descanso, mas voltamos no próximo ano com a corda toda já com a CES e outras novidades rolando em janeiro.
Ótimas festas e obrigada pela parceria!